ELZA BRAGA Nº 50789
Meu nome é Elza Braga, tenho 54 anos e resido no bairro Estação do Pedrão. Cursei Administração e atualmente estou fazendo curso de Gestão Pública. Fui membro da diretoria da Associação de Bairro do Pedrão por dois mandatos, membro do Conselho de Turismo e Meio Ambiente e tive participação ativa nas reuniões do Conselho de Saúde. Recebi Moção de Apoio às Práticas Cidadãs em Pedralva, da ONG Transparência Pedralva e fui funcionária da Prefeitura de Cruzeiro, São Paulo, do Sindicato dos Petroleiros e dos Motoristas, em São José dos Campos.
Por que ser Vereadora?
Sempre participei de movimentos populares, sendo o mais gratificante para mim o “Diretas Já”, pois na época todos estávamos tentando construir um país democrático. Participei também dos fóruns, debates e seminários para elaboração da Constituição Cidadã em defesa dos direitos básicos como saúde e educação e de uma administração pública democrática em 1988.
Pelas minhas lutas, entro na política para ser a porta-voz e guardiã dos interesses coletivos e ser participante ativa da construção de um novo município com um olhar atento num desenvolver sustentável para a próxima década, sempre com o apoio de vocês, pedralvenses.
Meu compromisso com o povo de Pedralva
Criar projetos de lei para:
- Implantação de um Plano Diretor de Desenvolvimento;
- Implantação de uma Comissão Parlamentar Popular com o objetivo de ampliar a participação direta dos cidadãos nas ações do Poder Legislativo;
- Fixação de repasse de 8% das verbas para a Secretaria de Promoção Social, acatando a deliberação das Conferencias Nacionais e Estaduais;
- Implantação de uma gestão de informação, criando um site para a Câmara, com o objetivo dar acesso às informações em tempo real para os cidadões pedralvenses;
- Implantação de uma lei específica para tombamento de patrimônios culturais e ambientais;
- Autorizar o Poder Executivo para atuar como entidade organizadora do Programa Nacional de Habitação Rural e construção e reforma de casas em zona rural e a conceder prestação de serviço de transporte coletivo para atender os bairros de zona rural principalmente os localizados nas divisas;
- A fiscalização das contas do município será exercida pelo Poder Legislativo, mediante controle externo da população, considerando que o cidadão paga seus impostos e por isso tem direito a uma participação mais ativa.
Controle Externo
Projeto de emenda da Lei Organica para convocar o prefeito e secretarias para audiencias públicas nos quadrimestre com o objetivo de avaliar as receitas, despesas e encontrar soluções para problemas.
Projeto de emenda que estabelecerá os critérios de Ficha Limpa Nacional, também para nomeação de cargos comissionados dos Executivo e Legislativo.
Solicitar do Poder Executivo ampla divulgação de balanços e atos administrativos, conforme lei orgânica do município, artigo 99.
CONTO COM SEU APOIO E SEU VOTO PARA ESSAS REALIZAÇÕES. JUNTE–SE A NÓS, JUNTE-SE AO PSOL PEDRALVA!!!
Porque votar no PSOL?
ResponderExcluirÉ um partido que está nascendo em Pedralva, você deve dar chance para o novo.
E porque votar em Elza Braga?
Ela é uma ativista experiente, já defende os direitos de que se sente lesado e não tem os vicios da politica. Dê uma chance à ela, dê uma chance para Pedralva.
por que vc anda no onibus escolar? por que vc veio pra pedralva depois de uma vida toda no estado de SP? por que vc parou de participar da associação de moradores do bairo pedrao e quando? por que vc escolheu o psol? por que vc fez parte da administração passada e agora é contra a tudo que o atual e futuro ex prefeito fez? o que vc fez para melhorar ou inovar no conselho de meio ambiente e turismo? vc fez parte da associação do pedrao durante tres mandatos não foi? vc ainda é membro da associação do pedrão nao é? vc ainda é vice presidente na associação do pedrao nao né? a eleição da ultima diretoria da assiciação foi correta? por que a atual presidente não se diz presidente? quando foi a ultima vez que vc mandou um oficio para prefeitura de pedralva ou para o forum da comarca de pedralva e se apresentou como membro do conselho? até quando vc poderia ter participado da associção antes de se candidatar? sua candidatura não deveria ser impuguinada , uma vez que vc ainda é membro associação do pedrao? na ultima eleição da associação do pedrão quantos associados participaram? durante a sua presidencia na associação do pedrao quais foram seus projetos enviados a prefeitura? o que vc fez que melhorou o bairro?
ResponderExcluirUsei o ônibus escolar no passado porque não havia outro meio de transporte aqui e nessa época esse transporte era liberado para todos.
ExcluirJá fui moradora de Pedralva na infância, tenho uma relação afetiva com a cidade e gosto daqui.
Ainda faço parte da Associação de Moradores, apenas estou afastada temporariamente por conta das eleições.
Escolhi o PSOL pelos seus ideais políticos, que são muito parecidos com os meus.
Nunca fiz parte de nenhuma administração pública.
Todo Conselho é paritário, parte governo, parte sociedade civil. Meu papel dentro dele, como o de qualquer outro conselheiro, era somente votar e deliberar sobre politicas públicas apresentadas para esses setores.
Tive um mandato como presidente e agora estou secretária, ou seja, tive um só mandato e estou exercendo o segundo. Nunca fui vice de nenhum cargo.
Não ficou claro para mim o que o Sr/a quer dizer com “correta”, mas digo que a última eleição foi realizada de acordo com o estatuto que rege a instituição.
A pergunta, " porque a o atual presidente não se diz persidente", deve ser dirigida à pessoa do presidente em questão.
Imagino que deva estar falando do Conselho de Turismo e do Conselho do Meio Ambiente. Não. Nunca houve necessidade.
Eu poderia participar da Associação até 25 de junho.
Não, não vejo motivo para impugnação da minha candidatura, já que agi de acordo com a Lei Complementar 64/90 do TRE
Da ultima eleição da Assciação do Pedrão participaram um total de 12 associados.
A Associação está impedida de enviar quaisquer projetos para qualquer órgão público por estar aguardando o resultado de uma ação judiciária, por desvio de verbas durante o exercício do mandato de junho/2007 a julho de 2009.
Através de uma comunicação do descumprimento de horários pela empresa Gardênia ao DER- MG, consegui fazer com que os ônibus voltassem a rodar nos horários originais.
vc quer revitalizar a antiga estação de trem e vai por na rua o morador de lá? pq? vc quer tirar a fábrica de banana do antigo e totalmente sucateado predio da escolinha no bairro da usina,pq? vc nao acha q esta fabrica faz bem ao municipio? vc sabia q muitos empregos foram criados e forma direta e indireta em tal? se vc tirar a fabrica do tal predio, o q vc vai fazer com o predio? vc sabe quantos predios este tipo existe em pedralva? se fizessem em todas as escolhinas abandonadas uma fabrica como a do SR Haroldo, quanto de renda geraria para o municipio, quantas familias teriam uma melhoria de vida e de renda? o que vc acha mais importane a prefeitura doar estes predios para quem quer trabalhar e gerar empregos e renda para o municipio ou deichar o tempo acabar com estas ainda recuperaveis construções? vc sabe quantas pessoas moram no bairro pedrão? quais seriam os principais problemas a serem resolvidos no bairro? como o bairro pedrao é rural, as escrituras de todos os moradores deve ser imcomum, isto deve ser meio imcomodo para alguns, vc vai esolver esta penencia? vc vai ser contra ou a favor da copasa no seu bairro?
ResponderExcluir
ExcluirÉ importante a revitalização da estação de trem, já que é um patrimônio histórico que, por conseguinte, pertence à todos. Pelo destino do morador eu não posso responder, mas com certeza será um problema para o qual será encontrada uma solução.
O citado prédio, que já era usado como escola, foi doado para a prefeitura com o objetivo de ser construído um posto médico, esse projeto nunca se realizou, mas o prédio continua sendo um bem público. Nesse caso o que eu defendo é a legalização do uso do prédio.
Não desmereço a importância da fabrica para o município e nem pretendo que aconteça sua retirada. Repetindo, o prédio é um bem público e, como tal seu uso, deve ser legalizado.
Não sei precisar o número de prédios nessa situação e nem posso opinar sobre o que deve ou não ser feito com os mesmos. Quem tem que tomar essa decisão é a prefeitura e a Câmera dos Vereadores. Sou a favor de qualquer atividade que melhore a renda e qualidade de vida de quaisquer famílias, mas isso tem que ser feito legal e corretamente.
De acordo com Lei Orgânica do Município a prefeitura não pode doar bens públicos à pessoa física. Pode doar somente para pessoa jurídica (instituição) desde esta seja sem fins econômicos.
No Pedrão tem uma média de 600 moradores. Fonte: Agentes Comunitários.
Os maiores problemas do bairro são: Esgoto à céu aberto, má conservação das estradas, erosão das encostas, má qualidade das nossas águas, atendimento médico, falta de acesso ao centro de Pedralva.
Sendo eleita vereadora, procurarei as formas legais para resolver definitivamente esta situação sem que ninguém saia prejudicado.
Não sou a favor nem contra à COPASA no bairro. Mas defendo de uma prestação de serviços, não importa por quem preste o serviço, com taxas a um preço dentro da realidade de todos os moradores e com uma qualidade aceitável.
Espero que tenha respondido as suas perguntas a contento.
é verdade q esta candidata desistiu? pq?
ResponderExcluirNão. Não desisti, estou aqui.
Excluir