Mais uma vez voltamos a falar da necessidade de se dar apoio aos bairros mais distantes do centro urbano. É uma vergonha o que acontece nestes lugares. Comodidade? Falta de compromisso? Não dá pra entender.
A Lagoa é um bairro com um apelo religioso grande por causa de um beato muito conhecido de lá, o Sr. Reginaldo, que faleceu há algum tempo. A aglomeração de casas já é muito grande e poucas ruas são calçadas, muitas delas calçadas com dinheiro que a igreja da comunidade arrecadou. Precisamos pensar num Planejamento para o desenvolvimento do bairro Lagoa, antes que as coisas por lá fiquem incontroláveis. O bairro tem potenciais semelhantes aos dos bairros vizinhos Pedra Preta e Pedrão. Há também um problema sério com a captação de água para consumo do bairro e de tratamento do esgoto, resultado da falta de planejamento. Durante a visita que aconteceu dia 05 de setembro, nos informaram que o bairro estava HÁ 15 DIAS sem água. Fato curiosíssimo é que nos encontramos, na subida da serrinha, com um funcionário da prefeitura e, exatamente no dia da nossa visita, o problema foi resolvido... Será que a prefeitura foi avisada e mandaram gente lá? Não duvidamos e se isso for ajudar a solucionar os problemas das pessoas vamos passar a informar a prefeitura das visitas aos bairros.
É um dos poucos bairros que ainda tem escola em funcionamento, uma boa estrutura física com potencial para ser mais bem aproveitada.
Algumas pessoas têm moradias muito precárias e querem ajuda. Este problema pode ser visualizado em outros bairros, o que torna urgente a necessidade de se promover uma Política Municipal de Habitação, com foco na Habitação de Interesse Social e chamando a população para participar do Conselho Municipal de Habitação. Para que tudo seja possível, será ainda necessário que o município tenha um Plano Diretor de Desenvolvimento. Cabe-nos, posteriormente, buscar recursos dentro do Programa Nacional de Habitação Rural, Programa Minha Casa Minha Vida, nas ações de apoio à elaboração de Planos Habitacionais de Interesse Social – PLHIS do Ministério das Cidades. Sempre analizando junto com a população a possibilidade de contrapartida do município, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Temos também os programas estaduais. Deve ser estudada a possibilidade de um convênio com a COHAB-MG, o que infelizmente ainda não foi realizado pelo nosso município. O governo do estado ainda presta acessoria gratuita à prefeituras interessadas em promover estratégias de planejamento urbano, individualmente ou associadas em consórcios intermunicipais, além do programa Lares Geraes. A idéia de ter uma equipe captadora de recursos é justamente ampliar o leque de opções para que o Poder Público possa solucionar os problemas do município. Esta equipe seria responsável pela acessoriaaos Secretários e chefes de departamentos da prefeitura, além de auxiliarem todas as Instituições que prestam serviços interesse público em nosso município.
É com planejamento e organização que o PSOL Pedralva irá administrar Pedralva. É com ética, transparência e principalmente com a participação de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário